

CURSO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO POPULAR E INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS EM LUTAS SOCIAIS
Curso online, com 4 aulas, de 18:30-20:00, transmitidas pelo youtube da Agência IPPUR, com tradução simultânea para inglês.
Nesse primeira edição, mulheres, lideranças populares, apresentam sua perspetiva nas lutas em que estão inseridas. Através de diálogos, compartilham suas experiências e seu conhecimento. Cada aula será ministrada por duas mulheres, dos respectivos movimentos.
Link Agência IPPUR: https://www.youtube.com/c/AgênciaIPPUR
A Lista de Presença da Aula 4 estará disponível aqui no horário da aula: https://forms.gle/QxEQFBe5DdwK2aid8
29/05 - Link da aula 04: https://www.youtube.com/watch?v=cIZutjC4gkU

Aula 4: Agroecologia, Soberania Alimentar e Solidariedade nas Lutas: Teia de Solidariedade da Zona Oeste (Rio de Janeiro) e Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST/Paraná)
Silvia Baptista, Mulher negra, quilombola, militante da Teia de Solidariedade da Zona Oeste do Rio, pedagoga, mestra em Saúde Coletiva pela Fiocruz e doutoranda em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ). Atua no campo da Segurança e Soberania Alimentar (SSAN) e é filiada à Associação Brasileira de Agroecologia.
Adriana Oliveira, Mulher negra, Sem Terra, mãe. Direção estadual do MST e coordenação do coletivo Marmitas da Terra, que partilha marmitas e alimentos nas ocupações de Curitiba. Graduada em História, com pós-graduação em Educação, Trabalho e Marxismo pela Fundação Oswaldo Cruz, além de especializações em Logística e Administração Estratégica pela Universidade Santa Cruz.
Aulas já realizadas - link para visualização

Mulheres nas Lutas pelo Direito à Cidade e a perspectiva de ação no Estado: Liderança popular por Moradia e Vereadora (Fortaleza), Liderança popular por Moradia com atuação partidária (Rio de Janeiro)
Link para a aula: https://www.youtube.com/live/Y88lFzy1ClU?si=U8u6gGnatDUQpbrv
Adriana Gerônimo, Mulher negra, cria da periferia de Fortaleza, mãe, LGBT, assistente social, militante por moradia digna, ativista de Direitos Humanos e ecossocialista. Vereadora de Fortaleza pelo PSOL, presidenta da comissão de direitos humanos da câmara municipal de Fortaleza e titular da comissão especial do Plano Diretor de Fortaleza.
Camila Moradia, Mulher Negra, mãe, cria do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Militante por moradia e em defesa dos direitos de mulheres e crianças. Constrói o Plano de Ação do Alemão e é liderança Coletivo de Mulheres do Alemão. Foi candidata a vereadora nas eleições de 2024.

Mulheres contra a violência de Estado: Movimento de Mães (Rio de Janeiro) e Frente Palestina (São Paulo)
Link para a aula: https://www.youtube.com/live/0WbGWzZgTcw?si=fsvMNlVs8JT1ZC69
Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira, coordenadora da Frente Palestina SP, mestre e doutora em Estudos Árabes pela USP, autora do livro "Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina".
Ana Paula Oliveira é mulher negra, cria da favela de Manguinhos, Mãe de Johnatha de Oliveira Lima (vítima letal da violência policial no RJ), formada em Pedagogia, Ativista, Defensora de Direitos Humanos, cofundadora e coordenadora do movimento Mães de Manguinhos, Integrante do Fórum Social de Manguinhos, Pesquisadora do Projeto Esferas da Cidadania, Puc-Rio/Faperj.

Movimentos Nacionais na luta pela Terra em conflito com Grandes Corporações: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Movimento dos Atingidos por Barragens
Link para a aula: https://www.youtube.com/watch?v=YzjnRVpHROk
Ayala Ferreira é educadora popular, assentada da reforma agrária no projeto de assentamento 26 de março em Marabá no PA. Compõe a direção nacional e setor de direitos humanos do MST.
Olívia Santiago é coordenação estadual do MAB/MG, atua com pessoas atingidas na bacia do Rio Doce, onde constrói o coletivo de saúde e é comunicadora popular. Arquiteta Urbanista e Especialista em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade. Atua com diagnósticos socioespaciais, organização social, educação popular, articulação política, construção e acesso à direitos das populações atingidas e promoção da saúde.
Organização:
-
Neplac/ETTERN/IPPUR/UFRJ - Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual / Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro -
-
PPGAUD/UFC - Programa de Educação Tutorial em Arquitetura e Urbanismo / Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design / Universidade Federal do Ceará
-
CEPPUR/PPU/UFPR - Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas / Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano / Universidade Federal do Paraná
-
Projeto Urbanismo Humanitário . Project Humane Urbanism: https://huproject.org
Apoio: CNPq