O V Encontro Internacional de Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito Social dará continuidade aos encontros realizados em 2014, 2016, 2017 e 2021.
Nosso ponto de partida é o entendimento de que a dinâmica e os processos que abrem possibilidades da construção de uma cidade justa têm raízes no cotidiano dos conflitos sociais urbanos, e não apenas nos grandes distúrbios e crises. Mais além de oferecer uma chave rica para ler as realidades urbanas, os conflitos sociais urbanos inspiram novas formas de conceber e implementar políticas e planos.
Nos últimos anos, face às lutas urbanas, o pensamento e a prática dominantes nas agências multilaterais e governamentais apontam para mecanismos ditos de participação e resolução negociada de conflitos, cujo propósito central é prevenir, evitar ou constranger os conflitos, vistos como disfuncionais, onerosos, ameaçadores a uma cidade empreendedora e produtiva. O planejamento conflitual, ao contrário, aponta e aposta no potencial criativo do conflito social, do qual emergem sujeitos coletivos que resgatam a cidade como arena política.
O V Encontro Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito Social tem por objetivos:
-
Conhecer, reunir, comparar e promover intercâmbio sobre experiências de planejamento em situação de conflito social e de autogestão territorial no Brasil, América Latina e todo o mundo;
-
Reunir militantes, pesquisadoras/es, profissionais e estudantes que estejam engajadas/os na promoção, apoio ou estudo dessas experiências;
-
Fomentar a reflexão e análise sobre a proposição do Planejamento Conflitual/Planejamento Insurgente, considerando seus aspectos conceituais e metodológicos, assim como a especificidade de cada experiência e seu contexto.
Reconhecendo o potencial criativo dos conflitos sociais e o caráter inovador de tais experiências, o debate pretende contribuir para perspectivas e articulações internacionais, políticas e acadêmicas, que contribuam para a teoria crítica do planejamento urbano e para a luta por cidades justas.
ORGANIZAÇÃO
O V Encontro Internacional Experiências de Planejamento em Contexto de Conflito Social terá a duração de 3 dias, de 3ª a 5ª feira, 07 de março a 09 de março de 2023.
As sessões ocorrerão em diferentes lugares no Rio de Janeiro, envolvendo sessões em auditório com tradução simultânea, sessão articulada com visita a campo e sessões em ocupações coordenadas por movimentos sociais de moradia.
Os participantes são convidados a preparar textos de até 2.000 palavras discutindo as questões e perguntas apresentadas abaixo. Aqueles que enviarem os textos até 03 de fevereiro de 2023, terão inscrição prévia assegurada e alguns serão selecionados para rápidas apresentações orais em uma das sessões, conforme as questões e perguntas tratadas.
As sessões do dia 07 de março de 2023 serão realizadas em auditório com capacidade para 150 lugares e terão tradução simultânea (Português – Espanhol – Inglês).
Na manhã de 08 de março de 2023 será realizada uma visita a campo para conhecimento e discussão de experiências na região da zona oeste do Município do Rio de Janeiros. A tarde será liberada para participação nas mobilizações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher no Centro da cidade.
As sessões de 09 de março de 2023 serão realizadas em ocupações no Centro do Rio de Janeiro.
PROMOÇÃO
-
Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas / Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano / Universidade Federal do Paraná.
-
Departamento de Arquitetura / Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão / Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública / Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
-
Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade de São Paulo.
-
Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual / Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais / Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Programa de Educação Tutorial em Arquitetura e Urbanismo / Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design / Universidade Federal do Ceará.
APOIO
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – CAPES
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
-
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU/RJ
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
INÍCIO
PROGRAMAÇÃO