
O V Encontro Internacional de Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito Social dará continuidade aos encontros realizados em 2014, 2016, 2017 e 2021.
​
Nosso ponto de partida é o entendimento de que a dinâmica e os processos que abrem possibilidades da construção de uma cidade justa têm raízes no cotidiano dos conflitos sociais urbanos, e não apenas nos grandes distúrbios e crises. Mais além de oferecer uma chave rica para ler as realidades urbanas, os conflitos sociais urbanos inspiram novas formas de conceber e implementar políticas e planos.
​
Nos últimos anos, face às lutas urbanas, o pensamento e a prática dominantes nas agências multilaterais e governamentais apontam para mecanismos ditos de participação e resolução negociada de conflitos, cujo propósito central é prevenir, evitar ou constranger os conflitos, vistos como disfuncionais, onerosos, ameaçadores a uma cidade empreendedora e produtiva. O planejamento conflitual, ao contrário, aponta e aposta no potencial criativo do conflito social, do qual emergem sujeitos coletivos que resgatam a cidade como arena política.
​
O V Encontro Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito Social tem por objetivos:
​
-
Conhecer, reunir, comparar e promover intercâmbio sobre experiências de planejamento em situação de conflito social e de autogestão territorial no Brasil, América Latina e todo o mundo;
-
Reunir militantes, pesquisadoras/es, profissionais e estudantes que estejam engajadas/os na promoção, apoio ou estudo dessas experiências;
-
Fomentar a reflexão e análise sobre a proposição do Planejamento Conflitual/Planejamento Insurgente, considerando seus aspectos conceituais e metodológicos, assim como a especificidade de cada experiência e seu contexto.
​
Reconhecendo o potencial criativo dos conflitos sociais e o caráter inovador de tais experiências, o debate pretende contribuir para perspectivas e articulações internacionais, políticas e acadêmicas, que contribuam para a teoria crítica do planejamento urbano e para a luta por cidades justas.
​
​
ORGANIZAÇÃO
​
O V Encontro Internacional Experiências de Planejamento em Contexto de Conflito Social terá a duração de 3 dias, de 3ª a 5ª feira, 07 de março a 09 de março de 2023.
​
As sessões ocorrerão em diferentes lugares no Rio de Janeiro, envolvendo sessões em auditório com tradução simultânea, sessão articulada com visita a campo e sessões em ocupações coordenadas por movimentos sociais de moradia.
​
Os participantes são convidados a preparar textos de até 2.000 palavras discutindo as questões e perguntas apresentadas abaixo. Aqueles que enviarem os textos até 03 de fevereiro de 2023, terão inscrição prévia assegurada e alguns serão selecionados para rápidas apresentações orais em uma das sessões, conforme as questões e perguntas tratadas.
​
As sessões do dia 07 de março de 2023 serão realizadas em auditório com capacidade para 150 lugares e terão tradução simultânea (Português – Espanhol – Inglês).
​
Na manhã de 08 de março de 2023 será realizada uma visita a campo para conhecimento e discussão de experiências na região da zona oeste do Município do Rio de Janeiros. A tarde será liberada para participação nas mobilizações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher no Centro da cidade.
​
As sessões de 09 de março de 2023 serão realizadas em ocupações no Centro do Rio de Janeiro.
​
​
PROMOÇÃO
​
-
Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas / Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano / Universidade Federal do Paraná.
-
Departamento de Arquitetura / Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão / Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública / Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
-
Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade de São Paulo.
-
Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual / Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais / Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Programa de Educação Tutorial em Arquitetura e Urbanismo / Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design / Universidade Federal do Ceará.
​
​
APOIO
​
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – CAPES
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
-
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU/RJ
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
INÍCIO
PROGRAMAÇÃO

